Santa Hildegarda de Bingen , Virgem e Doutora da Igreja Dia 17 de Setembro (Memória Facultativa)

Nome:
Santa Hildegarda de Bingen
Dia 17 de Setembro
(Memória Facultativa)
Local: Bingen am Rhein, Alemanha
Data: 17 de Setembro † 1179
Santa Hildegarda de Bingen nasceu em 1098, na região da Renânia-Palatinado, na atual Alemanha. Desde a infância, mostrou-se uma alma profundamente tocada por Deus. Foi confiada ainda jovem à formação religiosa de Jutta von Sponheim, no mosteiro de Disibodenberg, onde recebeu sólida educação monástica, centrada na oração, na penitência e na obediência a Deus.
Com a morte de sua mestra, em 1136, Hildegarda foi eleita abadessa da comunidade. Por inspiração divina e com grande discernimento, fundou mais tarde o mosteiro de Rupertsberg, próximo à cidade de Bingen, para onde levou suas irmãs e estabeleceu ali uma comunidade fervorosa, dedicada à vida consagrada e ao serviço da Igreja.
Santa Hildegarda viveu uma profunda vida de oração e penitência, sendo agraciada com visões místicas autênticas, que tratavam de realidades teológicas, espirituais e morais. Com humildade, temor de Deus e obediência à autoridade da Igreja, submeteu suas experiências ao discernimento eclesial. Por ordem de seu confessor e com aprovação eclesiástica, começou a ditar seus escritos — entre eles, destacam-se obras como Scivias (“Conhece os caminhos”), Livro dos Méritos da Vida e Livro das Obras Divinas.
Esses escritos não foram fruto de especulação pessoal, mas expressão de uma alma que escutava com docilidade aquilo que Deus, por sua misericórdia, lhe confiava para o bem da Igreja. Hildegarda nunca quis chamar atenção para si mesma, mas apenas cumprir a vontade de Deus e colaborar com a edificação do Corpo de Cristo.
Além de suas obras teológicas e espirituais, Santa Hildegarda também escreveu sobre temas de saúde, natureza, ética e música litúrgica, sempre a partir de uma visão cristã e profundamente enraizada na doutrina católica. Seu saber era colocado a serviço da evangelização e da promoção do bem integral da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus.
Mesmo enfrentando frequentes enfermidades, nunca deixou de servir à Igreja. Com firmeza e caridade, escreveu cartas a bispos, papas, reis e imperadores, exortando-os à conversão e à fidelidade ao Evangelho. Sua palavra tinha autoridade porque era fruto de oração, penitência e vida reta. Ela amava a Igreja e vivia para defendê-la e purificá-la.
Santa Hildegarda faleceu em 17 de setembro de 1179, no mosteiro de Rupertsberg. Suas relíquias são hoje veneradas no mosteiro de Eibingen, fundado por ela em 1148.
Durante séculos, o povo cristão conservou sua memória como a de uma santa verdadeira. Em 10 de maio de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu oficialmente esse culto antigo, concedendo-lhe a canonização equipolente. No mesmo ano, em 7 de outubro, declarou-a Doutora da Igreja, reconhecendo o valor universal e perene de seus ensinamentos, sempre em conformidade com a fé católica.
Santa Hildegarda é modelo de obediência à verdade, de amor à Igreja e de coragem para anunciar o que Deus inspira, mesmo diante das dificuldades. Sua vida nos ensina que a verdadeira mística cristã nasce da oração, se alimenta da doutrina segura da Igreja e se expressa em obras concretas de caridade, verdade e fidelidade a Cristo.
Santa Hildegarda de Bingen, Virgem e Doutora da Igreja, rogai por nós!
Oração a Santa Hildegarda pedindo sua intercessão
Você realizou inúmeros feitos nesta Terra e tudo o que você fez, foi por amor e obediência ao Nosso Senhor Jesus Cristo.Sou imensamente grato(a) pelo teu exemplo pois ele me anima, fortifica a minha alma e traz esperanças ao meu coração.
Através de teu exemplo, nobre Santa Hildegarda, eu tomo consciência que, assim como você fez, eu também sou capaz de vencer os obstáculos que aparecem em minha vida com discernimento, sabedoria e coragem.
Confiante na Presença de Amor Infinito de Deus em minha vida e em meu coração, eu sei que quando eu permito, o Senhor guia meus passos, minha inteligência e minhas ações segundo a Sua Vontade e assim, a Vitória em minha vida é uma certeza pois com Deus, somos sempre vitorioso(a)s.
Hoje, diante de ti, eu venho aqui pedir a tua intercessão para (dizer à intenção) pois sei que você é capaz de ajudar-me neste pedido que te rogo agora.
Querida Santa Hildegarda, ajude-me à vencer minhas fraquezas e vícios, ajuda-me à fortalecer minha força de vontade e sobretudo, ajude-me à seguir com integridade e coragem a missão de vida que Deus me confiou.
Assim como você trouxe a visão para uma criança cega, ao lavar seus olhos com a água do rio Reno, eu te imploro: lave também meus olhos com a sagrada água vinda dos Céus e cure-os de todo o mal (físico ou espiritual) que possa afastar-me do caminho de Deus. Que eu tenha olhos de ver!
Santa Hildegarda, eu te agradeço profundamente as dádivas que tem trazido em minha vida e também estas que te pedi aqui com o coração aberto e sincero.
Muito obrigado(a) Santa Hildegarda de Bingen por sua presença em minha vida.
Amém.