Eu, abaixo assinado, muito indigna criatura de Deus, faço a seguinte declaração na presença de sua divina majestade e de toda a corte celeste:
Depois de refletir profundamente sobre a grande bondade de Deus, que me criou, me sustenta e me livrou de tantas aflições, bem como sobre sua infinita misericórdia, que pacientemente suportou meus pecados e me chamou tantas vezes para Si por meio de inspirações tão doces e frequentes, mesmo que eu muitas vezes tenha sido ingrato, infiel, procrastinado minha penitência e desdenhado suas graças; depois de considerar a profanação que repetidamente fiz da minha alma e das graças que recebi no santo batismo, quando me dediquei e consagrei a Deus por meio das promessas feitas em meu nome, finalmente, voltando-me para mim mesmo com espírito e coração contritos, diante de Deus reconheço e confesso que sou culpado e totalmente convencido do crime de lesa-Majestade divina e da morte de Jesus, que sofreu na cruz por causa dos meus pecados. Por isso, reconheço que mereci justamente as penas eternas.
Após ter reconhecido e odiado os meus pecados, eu me dirijo hoje ao trono da Misericórdia, clamando: "Perdão, meu Deus, perdão!". Eu peço que me sejam perdoados todos os meus pecados, em nome de Jesus Cristo, vosso Filho, que morreu na cruz para me salvar. Colocando toda a minha esperança n’Ele, eu renovo hoje a minha promessa de fidelidade a Vós, que fiz no batismo. Assim como antes, eu rejeito o demônio, o mundo e a carne, e detesto todas as suas obras para sempre, comprometendo-me a Vos amar e servir pelo resto da minha vida, ó meu Deus, que sois infinitamente bom e misericordioso. Sim, meu Deus, com este objetivo, eu consagro a minha alma, o meu coração e o meu corpo a Vós, e declaro que não usarei nada do que tenho para contrariar a Vossa vontade divina. Entrego-me a Vós com toda a submissão que uma criatura fiel deve ter. Mas, se algum dia por fraqueza humana eu for infiel às vossas graças e às minhas boas intenções, eu prometo que não deixarei de fazer tudo o que puder, com a ajuda do Espírito Santo, para me levantar imediatamente após a minha queda.
Aqui está a minha decisão firme e minha intenção imutável, sem quaisquer reservas ou exceções. Eu faço esta promessa diante de Deus, da Igreja celestial e da Igreja terrena, minha mãe, representada agora por seu ministro. Ó Deus eterno, bondoso e misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo, aceitai este sacrifício que faço de tudo o que eu sou, e concedei-me as graças necessárias para cumprir fielmente os compromissos que assumi. Ó meu Deus, Vós sois meu Deus, o Deus do meu coração, do meu espírito, de toda a minha alma; eu Vos adoro e Vos amo, e quero Vos adorar e amar por toda eternidade. Viva Jesus!