01 Dom
Feb
02 Seg
Feb
03 Ter
Feb
04 Qua
Feb
05 Qui
Feb
06 Sex
Feb
07 Sáb
Feb
08 Dom
Feb
09 Seg
Feb
10 Ter
Feb
11 Qua
Feb
12 Qui
Feb
13 Sex
Feb
14 Sáb
Feb
15 Dom
Feb
16 Seg
Feb
17 Ter
Feb
18 Qua
Feb
19 Qui
Feb
20 Sex
Feb
21 Sáb
Feb
22 Dom
Feb
23 Seg
Feb
24 Ter
Feb
25 Qua
Feb
26 Qui
Feb
27 Sex
Feb
28 Sáb
Feb
29 Dom
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Apresentação do Senhor Dia 02 de Fevereiro (Festa)
Data: 02 de Fevereiro

A festa de hoje, cuja origem remonta ao século IV, era chamada Purificação de Nossa Senhora, lembrando o cumprimento da lei, conforme descrição do segundo capítulo de são Lucas. Quarenta dias após o nascimento Jesus foi levado ao Templo para se cumprir a lei a respeito dos primogênitos e a respeito da purificação da mãe. A reforma litúrgica de 1960, querendo dar o verdadeiro sentido ao acontecimento de origem, que é a oferta de Jesus ao Pai, símbolo do sacrifício da cruz, deu o nome de Apresentação do Senhor. Nem Jesus, nem Maria estavam sujeitos a essa lei, pois eram sem pecado, mas quiseram dar-nos exemplo de submissão às autoridades. É comovente lição de humildade, juntamente com a de pobreza demonstrada no presépio.

O encontro do Senhor com o profeta Simeão e a profetisa Ana no Templo ressalta o caráter sacrifical da celebração e a comunhão pessoal de Maria com a morte de Jesus na cruz. Simeão profetizou a respeito de Maria: "Uma espada traspassará tua alma". Maria, por causa da sua íntima união com a pessoa de Cristo, foi associada ao sacrifício do Filho. O imperador Justiniano decretara feriado para todo o império do Oriente nesse dia.

Roma adotou a festividade na metade do século VII. O papa Sérgio I instituiu a mais antiga das procissões penitenciais de Roma, Partia da igreja de santo Adriano e chegava até a igreja de santa Maria Maior. O rito da bênção das velas se inspirava nas palavras do velho Simeão: "Meus olhos viram a tua Salvação que preparaste diante de todos os povos, como luz para iluminar as Nações". Data de Beda, o Venerável, a notícia que esta procissão opunha-se à procissão dos Lupercalia dos romanos e era destinada à reparação das extravagâncias que se faziam em tais circunstâncias.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.






Compartilhar: