01 Seg
Apr
02 Ter
Apr
03 Qua
Apr
04 Qui
Apr
05 Sex
Apr
06 Sáb
Apr
07 Dom
Apr
08 Seg
Apr
09 Ter
Apr
10 Qua
Apr
11 Qui
Apr
12 Sex
Apr
13 Sáb
Apr
14 Dom
Apr
15 Seg
Apr
16 Ter
Apr
17 Qua
Apr
18 Qui
Apr
19 Sex
Apr
20 Sáb
Apr
21 Dom
Apr
22 Seg
Apr
23 Ter
Apr
24 Qua
Apr
25 Qui
Apr
26 Sex
Apr
27 Sáb
Apr
28 Dom
Apr
29 Seg
Apr
30 Ter
Apr
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Alfege de Cantuária Dia 19 de Abril (Memória Facultativa)
Local: Greenwich, Inglaterra
Data: 19 de Abril † 1012

Santo Alfege nasceu no ano de 954, em uma nobre familia saxá, Primeiro, tornou-se monge no mosteiro de Deerhurst, próximo a Tewkesbury, na Inglaterra, e depois foi viver como eremita perto de Bath, onde fundou uma comunidade sob a regra de S. Bento, tornando-se seu primeiro abade. Aos 30 anos, foi eleito bispo de Winchester, e 22 anos depois tornou-se o arcebispo de Cantuária.

Em 1011, quando os dinamarqueses aportaram em Kent e tomaram a cidade de Cantuária, passando a todos no fogo e na espada, S. Alfege foi capturado e levado com a expectativa de um enorme preço de resgate. Não queria que se impusessem tamanhas despesas à sua igreja e a seu povo arruinado, e foi mantido em um repugnante cativeiro em Greenwich durante sete meses. Enquanto se encontrava ali confinado, alguns amigos foram incitá-lo a cobrar imposto de seus inquilinos para angariar o valor exigido pelo resgate. "O que poderei esperar em troca", disse em resposta, "se gastar comigo o que se destina aos pobres? Melhor dar aos pobres o que nos pertence do que tomar-lhes o pouco que têm". Como ainda se recusasse a ceder ao resgate, os enfurecidos dinamarqueses caíram sobre ele, espancaram-no com as pranchas das armas e cobriram-no de pedras, até que um deles, batizado um pouco antes pelo santo, pôs fim a tais sofrimentos com o golpe de um machado.

O santo faleceu em um Sábado de Aleluia, a 19 de abril de 1012, com suas últimas palavras sendo uma oração pelos próprios assassinos. Seu corpo foi enterrado primeiramente na Igreja de São Paulo, em Londres, mas depois foi trasladado a Cantuária pelo Rei Canuto. Uma igreja dedicada a S. Alfege ainda se encontra no local do seu martírio, em Greenwich.

REFLEXÃO

Aqueles em altos postos da sociedade devem se considerar guardiões, e não donos da riqueza ou do poder a eles confiado para beneficio dos pobres e frágeis. S. Alfege preferiu morrer ao invés de arrancar dos pobres inquilinos das terras da Igreja o valor de seu resgate.

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

Santo Alfege de Cantuária, rogai por nós!






Compartilhar: