01 Seg
Apr
02 Ter
Apr
03 Qua
Apr
04 Qui
Apr
05 Sex
Apr
06 Sáb
Apr
07 Dom
Apr
08 Seg
Apr
09 Ter
Apr
10 Qua
Apr
11 Qui
Apr
12 Sex
Apr
13 Sáb
Apr
14 Dom
Apr
15 Seg
Apr
16 Ter
Apr
17 Qua
Apr
18 Qui
Apr
19 Sex
Apr
20 Sáb
Apr
21 Dom
Apr
22 Seg
Apr
23 Ter
Apr
24 Qua
Apr
25 Qui
Apr
26 Sex
Apr
27 Sáb
Apr
28 Dom
Apr
29 Seg
Apr
30 Ter
Apr
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Pedro de Verona Dia 06 de Abril (Memória Facultativa)
Local: Milão, Itália
Data: 06 de Abril † 1252

Em 1205, o glorioso mártir Pedro nasceu em Verona, filho de pais hereges. Ingressou em uma escola católica, e seu tio maniqueu perguntou-lhe o que havia aprendido. "O Credo", respondeu Pedro; "Creio em Deus, Criador do Céu e da Terra". Persuasão alguma abalava sua fé, e aos quinze anos recebeu o hábito do próprio São Domingos em pessoa, em Bolonha. Após a ordenação, pregou aos hereges da Lombardia e converteu multidões. São Pedro via-se constantemente obrigado a disputar com os hereges, e embora fosse capaz de confundi-los, ainda assim o demônio não perdeu a oportunidade de, certa vez, tentá-lo contra a fé. Instantaneamente recorreu à oração diante de uma imagem de Nossa Senhora, e ouviu uma voz que lhe repetia as palavras de Jesus Cristo no Evangelho: "eu roguei por ti, Pedro, para que a tua fé não falte; e tu, enfim, confirma os teus irmãos" (Lc 22, 32).

Certa vez, quando exortava uma enorme multidão sob o sol escaldante, os hereges o desafiaram a buscar uma sombra. Ele orou, e uma nuvem cobriu o público. Apesar de sua santidade, foi abjetamente caluniado de imoralidade, e chegou mesmo a ser punido. Submeteu-se humildemente, mas queixou-se em oração ao Jesus crucificado. O crucifixo disse: "E eu, Pedro, de que era culpado?”. Todo dia, quando elevava na Missa o preciosíssimo sangue, orava: "Concede, Senhor, que eu morra por Ti. Tu, que morreste por mim". Sua prece foi atendida. Os hereges, derrotados por ele, procuravam matá-lo. Dois o atacaram enquanto ele retornava a Milão e atingiram-lhe a cabeça com um machado. São Pedro caiu, entregou-se a Deus, molhou o dedo no próprio sangue e escreveu no chão: "Creio em Deus, Criador do Céu e da Terra". Então esfaquearam-lhe o lado, e ele recebeu sua coroa.

REFLEXÃO

Desde menino, S. Pedro de Verona destemidamente professava sua fé entre os hereges. Passou a vida pregando-a junto a eles, e recebeu de suas mãos a coroa gloriosa e tão longamente desejada do martírio. Quanto a nós, por acaso somos corajosos, firmes, zelosos, cheios de oração pela conversão dos hereges, e inabaláveis na profissão de nossa fé?

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

São Pedro de Verona, rogai por nós!






Compartilhar: