01 Qui
Jan
02 Sex
Jan
03 Sáb
Jan
04 Dom
Jan
05 Seg
Jan
06 Ter
Jan
07 Qua
Jan
08 Qui
Jan
09 Sex
Jan
10 Sáb
Jan
11 Dom
Jan
12 Seg
Jan
13 Ter
Jan
14 Qua
Jan
15 Qui
Jan
16 Sex
Jan
17 Sáb
Jan
18 Dom
Jan
19 Seg
Jan
20 Ter
Jan
21 Qua
Jan
22 Qui
Jan
23 Sex
Jan
24 Sáb
Jan
25 Dom
Jan
26 Seg
Jan
27 Ter
Jan
28 Qua
Jan
29 Qui
Jan
30 Sex
Jan
31 Sáb
Jan
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Adriano de Cantuária Dia 09 de Janeiro (Memória Facultativa)
Local: Cantuária, Inglaterra
Data: 09 de Janeiro † 710

O papa São Vitaliano procurava um varão digno de ser arcebispo dos ingleses, em substituição a Deusdedit, morto havia pouco. Mandou, pois, vir do mosteiro de Niridano, perto de Nápoles, o abade Adriano, africano de origem, muito culto nas sagradas escrituras bem como na disciplina quer eclesiástica, quer monástica, e perfeito conhecedor do grego e do latim. Adriano disse que era indigno de tal honraria, mas que podia indicar um homem cuja doutrina e idade melhor convinham ao episcopado. Tratava-se de um monge chamado André, que efetivamente foi julgado digno por quantos o conheciam; mas a sua debilidade física não lhe permitiu incumbir-se da missão. Instou-se de novo com Adriano que pediu algum tempo, esperando descobrir outro sucessor.

Havia, então, em Roma um varão de nome Teodoro, nascido em Tarso, na Cilícia, primeiramente filósofo em Atenas, e depois monge. Era instruidíssimo tanto nas letras divinas como nas humanas, em grego e em latim, possuía bons costumes e era venerado pela idade, pois contava sessenta e seis anos. Adriano, que o conhecia, apresentou-o ao papa e logrou a promessa de que seria ordenado bispo, sob a condição de o próprio Adriano o conduzir à Inglaterra, pois sabia o que devia fazer para a viagem, tendo já estado duas vezes na Gália. O papa queria, mais, que colaborasse com Teodoro na instrução dos ingleses e tomasse as medidas para nada introduzir naquela igreja de contrário à fé, como faziam por vezes os gregos.

Um piedoso e sábio inglês, São Bento Biscop, achando-se naquela época em Roma, foi chamado pelo papa Vitaliano que lhe ordenou voltar ao seu país com Teodoro e Adriano, a fim de os auxiliar no empreendimento. Os três santos varões ficaram algum tempo na França, à beira do inverno. Santo Adriano foi a princípio à residência de Emmon, arcebispo de Sens, depois a Meaux, na residência de São Faron, e por longo tempo se demorou com eles. Egberto, rei de Cant, sabendo que o bispo que solicitara do papa se encontrava na França, mandou-lhe um senhor da corte. São Teodoro tomou posse do trono de Cantuária no domingo, 27 de maio de 669. Deu primeiro a São Bento Biscop, depois a São Adriano o governo do mosteiro de São Pedro, onde eles formaram a famosa escola da qual saíram tantos ilustres varões.

Sendo Teodoro e Adriano versadíssimos não somente na ciência eclesiástica, senão também nas letras humanas, reuniram grande número de discípulos que instruíam diariamente. Explicavam-lhes a Santa Escritura, e, ao mesmo tempo, ensinavam-lhes astronomia, cômputo eclesiástico, e composição de versos latinos. Vários aprenderam latim e grego tão perfeitamente como a língua materna. Após assim esclarecer e edificar a Inglaterra durante trinta e nove anos, morreu Adriano em 9 de janeiro de 710.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume I. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 31 dez. 2021.

Santo Adriano de Cantuária, rogai por nós!






Compartilhar: