01 Seg
Jan
02 Ter
Jan
03 Qua
Jan
04 Qui
Jan
05 Sex
Jan
06 Sáb
Jan
07 Dom
Jan
08 Seg
Jan
09 Ter
Jan
10 Qua
Jan
11 Qui
Jan
12 Sex
Jan
13 Sáb
Jan
14 Dom
Jan
15 Seg
Jan
16 Ter
Jan
17 Qua
Jan
18 Qui
Jan
19 Sex
Jan
20 Sáb
Jan
21 Dom
Jan
22 Seg
Jan
23 Ter
Jan
24 Qua
Jan
25 Qui
Jan
26 Sex
Jan
27 Sáb
Jan
28 Dom
Jan
29 Seg
Jan
30 Ter
Jan
31 Qua
Jan
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Vicente Dia 22 de Janeiro (Memória Facultativa)
Local: Valência, Espanha
Data: 22 de Janeiro † 304

Vicente, com Estêvão e Lourenço, é um dos três clássicos diáconos dos primeiros séculos da Igreja. Natural de Saragoça, na Espanha, sofreu o martírio junto com seu bispo Valério, em Valença, pelo ano de 304, durante a perseguição de Diocleciano.

Curioso é que os três diáconos têm nomes que significam "vitória" ou o prêmio pela vitória. Estevão significa coroa. Lourenço também tem a ver com a coroa de louros e Vicente, como diz o nome, é aquele que vence. Compreende-se então por que as paixões desses mártires são rodeadas de muitos tormentos e torturas de toda sorte. Realça-se assim a vitória contra os perseguidores, motivo da recompensa. Por isso, é também muito difícil distinguir o que existe de histórico e de lendário nas paixões desses mártires.

Conta-se que Vicente estava a serviço do seu bispo Valério para pregar em seu lugar pelo fato de ele não conseguir mais falar. A Oração coleta realça o intenso amor que levou o diácono São Vicente a vencer os tormentos do martírio.

Realmente, é o amor que leva os cristãos a testemunharem o Cristo até a morte. O grande amor de Vicente manifesta-se no duplo aspecto do seu serviço como diácono e o serviço à Palavra. Anunciando a Palavra ele serve ao Reino e por causa desta Palavra dá o testemunho até a morte.

Na comemoração dos santos diáconos a Igreja comemora o próprio mistério da Igreja toda ela diaconal, toda ela chamada à diaconia, isto é, ao serviço como Cristo que veio não para ser servido, mas para servir. Leva também os fiéis a vivenciar o ministério diaconal da Igreja. Leva-nos a compreender e valorizar a presença dos diáconos permanentes nas Igrejas particulares, ou seja, nas dioceses que se expressam, sobretudo, nas paróquias. Os diáconos estão a serviço da ação da caridade de toda a Igreja, a serviço da Palavra de Deus e a serviço do altar na hora do culto. Eles constituem sacramentos vivos do Cristo, servidor primeiro de toda a humanidade e da Igreja chamada a ser toda ela diaconal, servidora.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Vicente, rogai por nós!






Compartilhar: